O GNV (Gás Natural Veicular) é um sistema de abastecimento veicular econômico, limpo e alinhado com proposta ecoambiental.
É uma alternativa de combustível considerado “limpo” com combustão livre de impurezas e resíduos e sem aditivos, não é corrosivo e não gera depósitos de carbonos nas câmaras de combustão.
Sua base mescla ar + combustível, eficaz em qualquer temperatura com combustão que perdura por mais tempo do que os demais combustíveis, resultando em benefícios para a vida útil do motor.
Como se dá a conversão do GNV em veículos que já utilizam outros combustíveis?
O uso do Gás Natural Veicular (GNV) como combustível em veículos é permitido pela legislação brasileira mediante adaptação do motor que, uma vez convertido, passa a usar tanto o Gás Natural Veicular (GNV) quanto o combustível de origem (álcool , gasolina ou diesel).
Economia no Combustível:
Representa redução expressiva com despesas de combustível (cerca de 60% quando comparados com gasolina e 40% em relação ao álcool/etanol).
Economia no IPVA Anual:
Veículos com sistema de GNV têm até 75% de desconto no valor do IPVA anual.
Redução de poluentes
Representa redução substancial na emissões de poluentes, ja que é um combustível limpo, sem “queima” na atmosfera, ou seja, sem liberação de partículas no ar.
Livre de Adulterações
O GNV não aceita mistura tampouco sofre adulteração no abastecimento, diferente do que infelizmente pode ocorrer com os combustíveis líquidos.
Preserva a vida útil do motor:
O GNV não causa a corrosão dos componentes, aumentando a vida útil do motor;
É um sistema reversível
A maioria dos carros convertidos para gás natural podem ser chaveados e voltar a utilizar o combustível original.
Quais as vantagens de usar GNV no veículo?
Destacamos as seguintes vantagens:
- Expressiva redução com despesas de combustível;
- Desconto no valor do IPVA anual do veículo;
- Redução de emissões de poluentes pois não há queima na atmosfera tampouco partículas no ar;
- Não corre risco de ser adulterado, diferentemente de combustíveis líquidos;
- Não ocasiona corrosão dos componentes do motor, aumentando sua vida útil;
- O GNV é mais leve que o ar, se dissipa rapidamente na atmosfera, reduzindo risco de explosão ou incêndio.
O que é preciso observar ao decidir converter o veículo para GNV?
Certifique-se de que a empresa seja homologada pelo INMETRO
Alem disso, questione se o kit GNV oferecido é realmente adequado a potencia de seu veículo e se o processo de conversão é adequado.
E necessário questionar se a empresa oferece garantia.
O veículo com sistema GNV precisa também utilizar gasolina?
Devemos considerar que um equipamento fabricado para álcool ou gasolina, preveja em seu sistema a circulação necessária do combustível líquido.
Mas o simples ato de ligar o carro com a chavinha na posição inteligente, já provê tal circulação necessária.
Se seu carro é Flex, bastará andar alguns poucos metros diariamente para faze-lo ter suprida a circulação de combustível líquido no sistema.
Veículos com sistema GNV não precisa também utilizar gasolina?
Atualmente com Kits de gerações mais modernas a perda de potência é irrisória.
Em equipamentos mais antigos, o combustível poderá produzir perda de potência que varia de 3% (se há o uso de equipamento de última geração e variador de avanço) até 30% (com uso de equipamentos mais antigos do tipo “aspirado” e sem variador de avanço).
Há perda de potência em veículos com sistema GNV?
Em veículos com Kit GNV de gerações mais modernas, a perda de potência é praticamente zero, em torno de 3% de perda de potência.
Esta perda pode ser maior em caso de de equipamentos mais antigos, mas não é o caso de equipamentos mais modernos.
Normas para conversão do veículo GNV
Visando segurança veicular, o Departamento Nacional de Transito do Brasil (Denatran)exige que toda e qualquer instalação do Kit GNV seja realizado por empresas registradas junto ao INMETRO, além de exigir que o veículo – após convertido – passe por inspeção inicial e por inspeções periódicas (obrigatória para todo veículo convertidos ao sistema de GNV), realizadas por órgão credenciado.
Durante as inspeções, que somente podem ser realizadas por empresas credenciadas pelo Denatran, são verificados o estado de conservação dos componentes do chamado “kit gás” (comporto por Cilindro e Redutor) e são realizados os testes do Cilindro de armazenagem.
A Requalificação do Cilindro GNV é necessária a cada 5 anos, quando é feita a total requalificação do cilindro de armazenagem do GNV, o que ocorre após o término de garantia de fábrica do cilindro.
Entretanto a Requalificação do Cilindro GNV pode ocorrer a qualquer tempo: desde que verificada tal necessidade durante as inspeções anuais ou, ainda, por motivo de sinistro ou qualquer outa avaria que venha a colocar em risco a integridade do cilindro ou trazer dúvida sobre a adequada segurança do mesmo, independente de seu tempo de uso.
Sobre o armazenamento do GNV
Seu armazenamento é feito em cilindros específicos, aço especial, comportando o gás comprimido sob pressão de 200 bar.
Onde fazer a Requalificação do Cilindro GNV
É importante que a requalificação seja feita em empresas com certificação.
As três empresas de Reteste recomendadas – em Alcântara, Itaboraí e Petrópolis – possuem, além de certificado, ampla experiência, equipe técnica especializada e supervisão de engenheiros, com diferencial, na unidade Alcântara, de circuito fechado de TV (CFTV) permitindo que o cliente na recepção monitore e acompanhe seu reteste na área de trabalho técnico.
Clique aqui e conheça as nossas unidades de atendimento no Estado do RJ.
Cilindros explodem com grandes impactos?
Muitos motoristas, antes de se decidir pela conversão GNV, se perguntam sobre se impactos, como um tiro, por exemplo, poderiam explodir o cilindro.
Mas um cilindro homologado e reatestado dentro do prazo são altamente resistentes.
Um tiro de calibre comum, por exemplo, não conseguiria perfurar um cilindro ou faze-lo explodir.
Mesmo um tiro de maior calibre (como fuzis ou metralhadoras) apesar de ter capacidade de perfurar um cilindro, fariam apenas um furo pelo qual o gás viria a escapar e nao ocasionaria a explosão do cilindro, pois mesmo abastecido com pressão máxima, tal pressão seria cerca de 3 vezes inferior à pressão de ruptura.
Qual o melhor cilindro para o seu carro?
Um cilindro de maior maior capacidade de abastecimento é recomendado para quem transita diariamente.
Quem circula menos quilômetros em área urbana, poderá ser atendido perfeitamente por um cilindro de menor capacidade.
Quer saber mais sobre GNV? Envie um email pra retestedecilindros@retestedecilindros.com.br